top of page

REGULAMENTO MOSTRA DOS RECUSADOS - ARTE NAÏF  NACIONAL - 2017

ACASA ATELIÊ ENZO FERRARA, COLETIVO CONEXÃO ARTE NAÏF DO BRASIL e CERVO SEM PAREDE vem por meio da publicação desse REGULAMENTO 01A/2017, publicado pelo site Olhos Naïfs, no dia 20 de dezembro de 2016, às 22horas e 35minutos, Horário oficial de Brasília – DF, regulamentar a “MOSTRA DOS RECUSADOS – ARTE NAÏF NACIONAL – 2017”, em sua primeira e única edição, sendo essa de inteira responsabilidade do artista Naïf Enzo Ferrara.

 

Definição:

A Mostra dos Recusados – Arte Naïf Nacional – 2017 é um evento realizado em conjunto pela CASA ATELIÊ ENZO FERRARA e CERVO SEM PAREDE, em parceria com espaços expositivos privados e públicos, independentes e oficiais, localizados na região da Grande São Paulo.

A Mostra dos Recusados – Arte Naïf Nacional – 2017 é um evento sem fins lucrativos para os organizadores, porém pretende disponibilizar as obras para venda caso o artista autor da referida obra assim manifestar seu desejo.

Objetivo:

Tem como principal objetivo realizar um conjunto de mostras coletivas onde serão expostas a produção de arte Naïf nacional, dando prioridade para as produções de artistas naïfs que foram recusadas pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil 2016, porém esse não é o principal critério de avaliação para a participação dos artistas.

 

A real função do evento é apresentar um mosaico cultural das produções dosartistas que fizeram arte Naïf no Brasil nos últimos 30 anos da Bienal Naïfs do Brasil e artistas produzem na atualidade, mas que podem ou não ter participado das últimas edições da mesma Bienal.

Os artistas selecionados para participarem da Mostra dos Recusados – Arte Naïf Nacional – 2017, serão oficialmente reconhecidos pelo evento e lançados no circuito nacional de arte Naïf e no mercado de arte Naïf.

Definição de Arte Naïf por esse edital:

Existem várias definições, que de tempos em tempos são debatidas durantes eventos como a Bienal Naïfs do Brasil Promovida pelo SESC Piracicaba e em eventos internacionais como o Festival Internacional de Arte Naïf de Katowice na Polônia e pelas Exposições Internacionais do Museu Internacional de Arte Naïf de Magog no Canadá, porém a definição que melhor descreve a arte Naïf está em algumas características comuns em vários artistas:

A Pintura Naïf é a principal forma de produção da arte Naïf, sem que isso ou qualquer outra regra seja obrigatória, o artista Naïf é livre para criar e produzir sua arte independente de regras.

O artista Naïf geralmente é autodidata, ou tem pouco conhecimento técnico de pintura. Cada artista com o passar do tempo desenvolve suas próprias técnicas, que podem ser muito sofisticadas ou puramente simples.

As retratações das manifestações da cultura popular são recorrentes na produção de vários artistas naïfs pelo mundo. No Brasil as manifestações mais retratadas são os temas do Carnaval, futebol, circo, trabalhadores fazendo colheita nas plantações, festas juninas, casamentos, festa do Divino Espírito Santo, Cavalhadas, Folias de Reis, jogos indígenas, procissões, retratação de manifestações da religião Afrobrasileira como os orixás e entidades da Umbanda e Candomblé, Pescadores, brincadeiras infantis, feiras livres, congadas, Moçambique, greves, marchas de operários urbanos, ribeirinhos trabalhando na pesca e vendendo peixe, Manifestações da cultura nipo-brasileira como Taikô, Forró, Samba, Carimbó, capoeira, Samba de Pandeirão, Pifadas, Siriri, Rezadeiras, Bumba meu boi, Imagens sacras, Retirantes, pagadores de promessa, são alguns dos temas recorrentes na produção nacional.

Na Pintura Naïf ainda se ramificam em dois tipos de estética, uma pintura naïf mais Rústica, e outra mais detalhada, contornada que busca uma perfeição, parecendo “Cobertura de bolo”.

Atualmente é aceito pela maioria dos estudiosos da história da arte que, apesar do termo ser surgido durante as exposições da mostra dos recusados, junto ao movimento de pintura do pós impressionismo, e consagrada pelos jornais franceses da década de 1920, a pintura Naïf sempre existiu produzida por artistas populares e em alguns momentos consegue ser considerada arte junto com movimentos históricos, é o que nos afirma Mariza Campos da Paz, Curadora da exposição coletiva de arte Naïf Com Açúcar & com Afeto, realizada na cidade de Araraquara em 2011: 

A Arte Naïf nos acompanha desde o período das cavernas e volta a se manifestar em todos os momentos que a arte teve que recomeçar do Zero como, por exemplo na Idade Média, com a Arte Românica, e nos primórdios da Arte Moderna.(PAZ Mariza Campos da, Curadora da exposição e Presidente da Fundação LucienFinkelstein, Catálogo da exposição com Açúcar & com Afeto,Página 03, 2011).

Já no livro Brasil Naïf, Arte Naïf: Testemunho e patrimônio da humanidade, escrito por LucienFinkelstein, fundador do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, localizado no Rio de Janeiro faz uma reflexão sobre a arte e o artista Naïf:

A rigor, poderia se dizer que não existe pintura Naïf, mas sim pintores naïfs, pois cada um deles é um mundo em si e diferente de todos os outros. Portanto, querer explicar a arte Naïf é um paradoxo: não se pode definir o indefinível. Pode-se analisar um sentimento, o amor a poesia, a beleza, a pureza, a arte? Todas as palavras, tão grandes e tão simples, são daquelas que não se explicam. (FINKESTEIN, Luceien, Brasil Naïf, Arte Naïf: Testemunho e patrimônio da humanidade, O que é arte Naïf, página 22).

Alguns eventos, como em festivais internacionais são comuns encontrarmos juntos a arte popular ao lado de pinturas naïfs. Nesse edital será compreendida, junto com as pinturas naïfs, as produções de arte popular, pois no caso do Brasil é frequente o artista Naïf produzir pintura e obras tridimensionais. Nesse presente edital será avaliado a história de produção do artista, é o artista o foco principal da mostra.

Dos participantes

Podem participar gratuitamente artista naïfs brasileiros ou naturalizados e maiores de 18 anos que atendam os critérios estéticos da arte Naïf nacional, que foram recusados ou não pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil ou que nunca participaram da mesma.

Nas 3 principais Mostras, que são denominadas por esse edital como “MÓDULOS”, terá como convidados alguns artistas naïfs que foram selecionados pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil, com o objetivo de promover o intercambio cultural e o diálogo entre as produções de arte Naïf pelo território nacional, expondo diferentes realidades na produção de cada artista. Esses artistas selecionados vão atender o mesmo critério de seleção e estética da arte Naïf definida por esse edital.

Os módulos terão participação de obras que fazem parte do acervo permanente do ACERVO SEM PAREDE.

Inscrição

O período de inscrição vai do dia 20 de dezembro de 2016 a 31 de janeiro de 2017.

As inscrições e envio das obras vão respeitar a data de postagem pelo correio.

Todas as inscrições são gratuitas

Podem se inscrever artistas brasileiros e naturalizados

Só podem participar artistas que sejam maiores de 18 anos completos

A taxa de envio das obras pelo correio é por conta do artista

Todos os gastos de investimento das mostras serão passados para os investidores nas compras das obras, caso ocorra, terá uma taxa de manutenção, descrita nesse regulamento em “Venda”.

A primeira etapa de inscrição é a avaliação do curador, que avaliou a produção dos artistas de forma virtual, recebeu alguns currículos quando solicitado e principalmente, avaliou se o artista Naïf é atuante em exposições coletivas e individuais.

As inscrições devem ser realizadas mediante ao preenchimento da ficha de inscrição e envio das obras via correio.

O artista que se inscrever deve ser o autor da obra

Sendo realizada essa primeira etapa, o artista que deseja participar primeiro deve ser convidado pelo curador de forma virtual.

Em caso de obra coletiva, os artistas produtores da obra devem nomear um dos artistas autores para ser responsável pela inscrição.

Podem participar Pinturas e obras Tridimensionais nas medidas:

Pintura: nas medidas de até 100cm x 70 cm;

Obras Tridimensionais: nas medidas até: 100 cm x 70 cm

O artista deve indicar na ficha de inscrição se deseja vender a obra e o valor;

As obras devem ser apresentadas em condições de exposição, sendo compreendido no caso de pintura em tela ou outros suportes como tinta seca, com moldura e devidamente embalada para não sofrer qualquer tipo de acidente durante o transporte.

No caso de obras tridimensionais, o material não poderá ser perecível ou que causem dano ou risco de dano ao espaço expositivo e aos visitantes.

Cada artista poderá participar com até 2 (duas) obras, não sendo obrigado a participar com as duas, se desejar se inscrever com apenas uma obra será aceita e validada a inscrição.

Depois de convidado pelo curador, o artista deve ir ao site Olhos Naïfshttp://enzoferrara75.wixsite.com/olhosnaifs, ler o esse regulamento que estará disponível no Site em PDF, imprimir ficha de inscrição, preencher com os dados solicitados e enviar para o endereço abaixo via Correio.

Não serão aceitos obras com materiais perecíveis, que não atendam esse regulamento e que coloquem em risco a segurança do local ou dos visitantes da exposição.

Todas as obras que já estiverem na Casa Ateliê, e participaram de outras exposições, que o artista desejar participar e confirmar sua participação de forma virtual serão submetidas a esse edital.

Todos os casos que tenham dúvidas sejam particulares devem ser reportados ao curador, de forma reservada e não pública.

O presente edital não responsabiliza os organizadores por qualquer acidente durante o transporte, se caso o artista deseje realizar um seguro de forma particular, será de inteira responsabilidade do artista.

O não atendimento das normas regulamentadas por esse regulamento acarretará na não participação do artista nos módulos da Mostra dos Recusados.

Local para envio das obras: CASA ATELIÊ ENZO FERRARA

Aos cuidados de Enzo Cícero Tiago Aparecido de Lima Santos;

Endereço: Rua João Clímaco de Miranda, 500, Casa 01, Vila Mogi Moderno, Mogi das Cruzes – SP, CEP.: 08717- 470 

Seleção e distribuição pelos Módulos

Todas as obras que foram inscritas irão participar da Mostra dos Recusados, sendo dividida entre os três módulos de acordo com o público alvo e espaço expositivo.

Serão selecionados até 60 obras de 30 artistas.

A criatividade e representatividade das obras será o critério de distribuição pelos módulos da Mostra.

Curadoria

Os espaços expositivos são para exposições com poucas obras, serão selecionados até 60 obras, que serão divididas em 3 módulos principais de exposição.

A Curadoria será realizada pelo artista Naïf Enzo Ferrara, que não irá participar como artista nas exposições, com exceção das obras onde ele participa como coletivo, e na 3° Módulo, atendendo uma solicitação dos gestores dos espaços culturais por onde passará as Mostras.

O motivo para o curador não participar das mostras como artista é pelo fato de quepor ter sido selecionado na 13ª Bienal Naïfs do Brasil com duas obras e para ter mais liberdade na seleção dos artistas e espaços expositivos.

A curadoria pode convidar alguns artistas naïfs ou de outra estética para compor um dos módulos como uma participação especial, sempre obedecendo um critério de diálogo entre as obras.

Exposição

As exposições serão divididas em 3 (três) módulos e expostas em três locais e períodos diferentes. Os endereços e locais serão informados aos artistas junto com as divulgações.

OBSERVAÇÂO: Nem todas as obras do mesmo artista serão expostas nos três módulos. As obras serão divididas e distribuídas obedecendo aos critérios de temática e de público indicativo.

1° Módulo: Mostra dos Recusados: A Trajetória da Arte Naïf no Brasil

Tem como objetivo homenagear artistas naïfs veteranos e apresentar obras de artistas naïfs da atualidade que foram recusadas ou não, e artistas convidados que foram selecionados, com o intuito de promover diálogos e criar possíveis ligações entre as produções, desde que atendam os padrões estético-artísticos definidos nesse regulamento.

No 1° Módulo será realizada a abertura oficial do evento.

Local: Cidade de Mogi das Cruzes

Abertura oficial: 18 de fevereiro de 2017

Horário: 17h:00  - 21h:00

Período de Visitação: 18/02/2017 a 27/03/2017

Horário: Comercial

2° Módulo: Mostra dos Recusados: Mulheres Naïfs

Tem como objetivo apresentar ao público uma seleção de obras produzidas por artistas naïfs mulheres, que representam em suas obras temas relacionados à questão de Gênero, provocando reflexões junto ao público.

Local: Cidade de Mogi das Cruzes

Abertura oficial: Não Definido

Horário: Não Definido

Período de Visitação: Durante mês de Março de 2017

Horário: Comercial

3° Módulo: Mostra dos Recusados: Encontro de todos os caminhos naïfs para nova trajetória

Tem como objetivo reunir obras do 1° e 2° módulos na mesma exposição formando um mosaico cultural das produções de vários Estados brasileiros, que será exposta na Região do Grande ABCD Paulista. No mesmo local irá acontecer o encerramento do conjunto de três módulos.Nesse módulo será apresentada uma mostra onde a pluralidade e a individualidade serão as principais características de seleção das obras. Nessa etapa cada artista participará com apenas uma obra em exposição, essa será selecionada de acordo com a curadoria e retorno do público.

Local: Região do Grande ABC Paulista

Abertura oficial: Não Definido

Horário: Não Definido

Período de Visitação: Durante mês de Julho de 2017

Horário: Comercial

OBSERVAÇÃO: Todas as mostras serão submetidas aos critérios de seleção de público indicativo e visitação gratuita.

4° Módulo:

Para o período do segundo semestre de 2017 a exposição ficará disponível para as secretarias de cultura municipais da região da Grande São Paulo que se interessarem em apresentar a mostra completa em sua cidade correspondente.

As obras que não forem vendidas, em comum acordo com o artista, podem se inscrever nos leilões oficiais das galerias da região da cidade de São Paulo.

Caso o artista não queira vender, as obras serão devolvidas, via correio, após o segundo semestre de 2017.

Premiação

As obras selecionadas para o projeto das mostras são uma seleção de obras recusadas ou de artistas que foram recusados, por esse motivo não receberão premiações, pois todas mostram um perfil alternativo da produção de arte Naïf brasileira. Todas serão devidamente citadas e consideradas como obras premiadas.

Todos os artistas que desejarem obter um certificado de participação devem solicitar ao curador, que disponibilizará um certificado virtual, esse mesmo certificado será emitido no período pós-exposição em 2018.

Venda

O Artista irá indicar se deseja vender a obra ou não,

Caso as obras inscritas não forem vendidas e o artista manifestar o desejo de participar em leilões nas galerias de São Paulo as obras serão devidamente direcionadas para esses locais comerciais.

No caso de venda das obras, será colocada uma taxa de 30% (trinta por cento) sobre o valor indicado no ato da inscrição

A Taxa de 30% é comissão dos espaços expositivos, no caso de exposição em local comercial, como nas galerias. No caso dos espaços públicos, como festivais e museus, essa taxa irá para um fundo de realização de abertura do evento, divulgação e devolução via correio.

Devolução

A devolução das obras vai acontecer a partir do mês de Janeiro de 2018.

O projeto da Mostra é independente e não tem patrocínio, por esse motivo serão devolvidas duas a três obras por mês.

Os artistas serão informados da devolução ou comercialização das obras.

Todas as obras serão devolvidas via correio, devidamente embaladas no endereço que o artista informou na origem do envio no ato da inscrição.

CLIQUE AQUI PARA VER O REGULAMENTO EM PDF

FICHA DE INSCRIÇÃO

bottom of page