top of page

BÔNUS - FRIDA KAHLO - CONEXÕES ENTRE MULHERES SURREALISTAS NO MÉXICO/

VISTA POR ENZO FERRARA

OBRA QUE ABRIU A EXPOSIÇÃO E RECEBIA OS VISITANTES.

Frida Kahlo – autorretrato con monos – 1943 – óleo sobre tela – Courtesy the Guelman Collection – 2015

Banco de México Diego Rivera & Frida Kahlo Museums Trust

Foto: Enzo Ferrara

Eu em frende a obra Auto retrato como Tehuana (ou pensamento em Diego)

Frida Kahlo - 1943

Foto: Kamila Ferrara (2016)

FOTOS: ENZO FERRARA E KAMILA FERRARA

SE VOCÊ É DAQUELES QUE AINDA ACHAM QUE O ARTISTA NAÏF VIVE ISOLADO DO MUNDO, NÃO TEM CONTATO COM ARTE PRODUZIDA NO CONTEMPORÂNEO, OU EXPOSIÇÕES QUE ESTÃO ACONTECENDO É HORA DE MUDAR DE CONCEITO!

 

EU VISITEI NO DIA 05 DE JANEIRO DE 2016 A EXPOSIÇÃO “FRIDA KAHLO: CONEXÕES ENTRE MULHERES SURREALISTAS NO MÉXICO” E TIVE UMA IMPRESSÃO MUITO BOA DO PÚBLICO EM RELAÇÃO A EXPOSIÇÃO E VOU POSTAR AQUI AS IMAGENS DAS OBRAS, DA VISITA E ANALISAR COM OUTROS OLHOS ESSA, QUE FOI A EXPOSIÇÃO MAIS IMPORTANTE EM SOLO BRASILEIRO DOS ÚLTIMOS TEMPOS.

A EXPOSIÇÃO ACONTECEU NO INSTITUTO TOMIE OTAKE EM SÃO PAULO.

FOI UM TRABALHO QUASE ARTESANAL PLANEJAR E FORMAR ESSA EXPOSIÇÃO, QUE A MEU VER, FOI A EXPOSIÇÃO MAIS IMPORTANTE DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, NÃO SÓ PELA GRANDE QUANTIDADE DE OBRAS DE FRIDA KAHLO E DE OUTRAS ARTISTAS DO MÉXICO, MAS TAMBÉM POR TER ATRAÍDO UM PÚBLICO ECLÉTICO E JOVEM, O QUE É RARO, SE PENSAR QUE AS OBRAS QUE FORAM EXPOSTAS NÃO SÃO CONTEMPORÂNEA, E SIM GRANDE PARTE DELAS FORAM PRODUZIDAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. PARA FALAR MELHOR SOBRE A PRODUÇÃO E O PERÍODO, SELECIONEI UM TEXTO DO FOLDER DE DIVULGAÇÃO:

“A EXPOSIÇÃO FRIDA KAHLO: CONEXÕES ENTRE MULHERES SURREALISTAS NO MÉXICO PROPÕE UM DIÁLOGO ENTRE UM GRUPO DE MULHERES ARTISTAS MEXICANAS E ESTRANGEIRAS VINVULADAS AO SURREALISMO, QUE GIRA EM TORNO DA FIGURA DE FRIDA KAHLO COMO DETONADOR DE UMA SÉRIE DE INFLUÊNCIAS E MOVIMENTOS GEOGRÁFICOS ENTRE MÉXICO, EUROPA E ESTADOS UNIDOS. ALGUMAS DESSAS MULHERES NASCERAM E PRODUZIRAM A MAIOR PARTE DE SUA OBRA NO MÉXICO, COMO MARIA IZQUERDO E LOLA ÁLVARES BRAVO, E COMPARTILHARAM COM KAHLO NÃO APENAS A AMIZADE, MAS TAMBÉM O INTERESSE PELO RESGATE DA CULTURA E DAS TRADIÇÕES DE SUA TERRA NATAL. REMEDIOS VARO E ALICE RAHON – QUE DESCOBRIRAM A FASCINANTE CULTURA MEXICANA POR INTERMÉDIO DE KAHLO, QUANDO ELA VIAJOU A PARIS EM 1938 – FUGIRAM DA GUERRA E SE ESTABELECERAM DEFINITAVAMENTE NO MÉXICO. LEONORA CARRINGTON E KATI HORNA CHEGARAM POUCO DEPOIS E SE SOMARAM AO GRUPO DE EXILADAS. ROSA ROLANDA E BRIDGET TICHENOR VIERAM DOS ESTADOS UNIDOS E FICARAM NO MÉXICO PELO RESTO DE SUAS VIDAS. OUTRAS ARTISTAS COMO JACQUELINE LAMBA OU SYLVIA FEIN FORAM VISITANTES FULGAZES, ATRAÍDAS PELAS CULTURAS ANCESTRAIS, E REALIZARAM OBRAS QUE LEVAM A MARCA DE SUA PASSAGEM POR ESSE LUGAR.CADA UMA DAS 15 CRIADORAS REPRESENTADAS NESTA MOSTRA ESTEVE VINCULADA AO SURREALISMO, UMA DAS ESTÉTICAS MAIS IMPORTANTES DO SÉCULO XX. ALGUMAS DELAS FIZERAM PARTE DO MOVIMENTO SURREALISTA EM PARIS, POR INTERMÉDIO DE SEUS COMPANHEIROS; OUTRAS FORAM “DESCOBERTAS” PELOS SURREALISTAS, E OUTRAS MAIS O DESCOBRIRAM NA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE SURREALISMO APRESENTADA NA CIDADE DO MÉXICO EM 1940. EMBORA O SURREALISMO TENHA SERVIDO EM MUITOS CASOS COMO INFLUÊNCIA E CATALISADOR DA LIBERDADE CRIATIVA, AS MULHERES ADOTARAM UMA POSTURA PESSOAL E COM FREQUÊNCIA UTILIZARAM A SUA OBRA COMO MEIO DE EXPLORAÇÃO E CATARSE PSICOLÓGICA E ESPIRITUAL. AS ARTISTAS RETRESENTADAS AQUI DEMONSTRAM QUE AS MULHERES ERAM CRIADORAS INDEPENDENTES E AUDAZES, TENDO ELABORADO LINGUAGENS E DISCURSOS IMAGINATIVOS E INOVADORES”.

 

TERESA ARCQ

CURADORA

AUTO RETRATO - MARÍA IZQUIERDO (1946)

FOTO: ENZO FERRARA

AUTO RETRATO - ROSA ROLANDA (1945)

FOTO: ENZO FERRARA

RETRATO DE MULHER DE BRANCO (LUPI)

FRIDA KAHALO (1930)

FOTO: ENZO FERRARA

IMAGINE SÓ A ALEGRIA QUE É PARA UM ARTISTA NAÏF, QUE BUSCA INSPIRAÇÃO NA CULTURA POPULAR, VISITAR UMA EXPOSIÇÃO COM MUITAS OBRAS DE FRIDA KAHALO!

NÃO É APENAS POR UMA QUESTÃO DE SER UMA ARTISTA QUE ESTÁ LITERALMENTE NA MODA, MAS POR SER UMA EXPOSIÇÃO QUE REUNI OUTRAS ARTISTAS, MULHERES, QUE ESTÃO CONECTADAS COM O MÉXICO E REUNIDAS EM TORNO DA PRODUÇÃO DE FRIDA KAHLO.

 

TIVE A OPORTUNIDADE E ALEGRIA DE VER UMA FILA ENORME, CHEIA DE GENTE JOVEM, REUNIDA PARA VISITAR UMA EXPOSIÇÃO, QUE NÃO É DE ARTE CONTEMPORÂNEA, MAS SIM DE UMA PRODUÇÃO REALIZADA, EM GRANDE PARTE DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.

 

ESSE PÚBLICO FOI UM ESPETÁCULO!

NA MAIORIA, JOVENS COM TATUAGEM, CABELOS COLORIDOS, AZUL, VERDE E ROXO, ESTUDANTES, FAMÍLIAS ONDE OS NETOS TRAZIAM OS AVÓS, OU JOVENS CASAIS TRAZIAM SEUS FILHOS, ALGUMAS MULHERES ATÉ COM BEBÊS.

 

A VISITA ME VEZ OBSERVAR E PENSAR NA NOVA FORMA DO PÚBLICO, NA ATUALIDADE, VISITAR A EXPOSIÇÃO:

PRATICAMENTE TODOS OS VISITANTES TIRAM FOTOS DAS OBRAS COM SEUS CELULARES. SÃO RAROS OS VISITANTES QUE PARAM POR ALGUNS MINUTOS PARA “VER” DE FATO AS OBRAS, ANALISAR AS CAMADAS E DEGRADÊS DE TINTAS, OBSERVAR PERSPECTIVA. A MODA É TIRAR UM AUTO RETRATO EM FRENTE A OBRA DE ARTE.

 

CLARO QUE FOI MUITO INSPIRADOR E ACREDITO QUE ESSA VISITA IRÁ INFLUÊNCIAR AS MINHAS FUTURAS PRODUÇÕES.

FRIDA KAHLO - RETRATO DE MIGUEL N. LIRA (1927)

 

Auto - Retrato com Cama - 1937

 

Auto - Retrato com Colar - 1933

 

VESTIDOS DE FRIDA KAHLO

FRIDA KAHLO -  O ABRAÇO AMOROSO ENTRE O UNIVERSO, A TERRA (MÉXICO), EU, O DIEGO E O SENÕR XÓLOTL (1949)

Bridget Tichenor - Los dormilones - 1968

Rosa Rolanda - Auto Retrato - 1958

Alice Rahon

Maria Izquierdo Altar de Madonna Dolorosa - 1946

FRIDA KAHLO - AUTO-RETRATO COMO TEHUANA (OU PENSAMENTO EM DIEGO) - 1943

FRIDA KAHLO - PANCHO VILLA E ADELITA - 1927

FRIDA KAHLO - RETRATO DE DIEGO RIVERA - 1937

A exposição foi formada por obras das artistas Alice Rahon, Bona Tibertelli, Cordelia Urueta, Jacqueline Lamba, Kati Horna, Leonora Carrington, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, María Izquierdo, Olga Costa, Remedios Varo, Rosa Rolanda e Sylvia Fein. A reunião das obras produzidas por essas artistas formaram um rico mosaico cultural, com forte ligação na cultura popular mexicana, visto na religiosidade, nos biotipos populares, na paisagem e no sobrenatural.

FRIDA KAHLO - AUTO-RETRATO COM TRANÇAS - (1941)

FRIDA KAHLO - SOL E LUA - (1942)

Maria Izquierdo - Retrato de Maria Asúnsolo - 1941

Maria Izquierdo - Minha Tia, meu amiguinho e eu -1942

Remedios Varo - Mulher saindo do

Psicanalista - S/D

Leonora Carrington - A Artista Viajando Incognita - 1949

Remedios Varo - O Flautista - S/D

Briget Tichenor - Sem Título - S/D

Leonora Carrington - Orplied - 1955 

Leonora Carrington - Arte 110 - 1944

Bridget Tichenor - Encarcerados -1965

FRIDA KAHLO -1938

Bridget Tichenor - Quarto de mistérios - S/D

FRIDA KAHLO - A NOIVA QUE SE ESPANTA AO VER A VIDA ABERTA -1938

Cordelia Urueta - Sem Título (Paisagem submarina) -1948

FRIDA KAHLO - OS COCOS -1951

Maria Izquierdo - Trigo crescido - 1940

Maria Izquierdo 

FRIDA KAHLO - FRIDA EM COYACÁN -1927

Sylvia Fein - A mágica - 1954

Maria Izquierdo - Natureza viva - 1946

Maria Izquierdo 

Olga Costa - Coração Egoísta - 1951

Remedios Varo - Carroça - 1955

Remedios Varo -Minotauro - 1959

Remedios Varo - Dor Reumática I - 1948

Leonora Carrington - Três mulheres com corvos - 1951

FRIDA KAHLO - O SOBREVIVENTE - 1938

Jacqueline Lamba - Amor Louco - 1944

Alice Rahon - Piedade para Judas - 1952

Remedios Varo - Arquitetura Vegetal

FORMA CONTEMPORÂNEA COMO O PÚBLICO SE RELACIONA COM AS OBRAS DE ARTE

FILAS ENORMES PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO

bottom of page