top of page
sp.jpg

Autor: Enzo Ferrara, Título: Túnel 9 de Julho em São Paulo, Técnica: OST, Dim: 40 x 50 cm, ano: 2019 

LISTA COMPLETA DE ARTISTAS NAÏFS BRASILEIROS 2019

 

Olhando para o passado cultural do Brasil

 

A pesquisa foi muito reveladora, encontrei matérias raras e o curioso é que, a meu ver a revista O Cruzeiro dava um espaço significativo para matérias que falavam de artes plásticas no Brasil e no mundo durante o período que vai da década de 1940 até a década de 1960.  A decisão de colocar as matéria no livro foi de imediato, principalmente para incentivar a imprensa do século XXI a trilhar o mesmo caminho, pois pegar uma revista de mais de meio século e ver uma matéria que fala de arte é de um valor cultural incalculável, bons exemplos devem ser seguidos, e eu o autor classifico a revista O Cruzeiro como uma revista cultural que estava a frente de seu tempo. Veja algumas das matérias que destacarei a seguir:

 

A publicação de 7 de julho de 1951 apresenta a matéria: Revolução na Bahia – Em 1947 a “Arte Moderna” faz sua primeira aparição na Bahia, usando de um estratagema para não chocar o público. A matéria traz fotos dos artistas como Mário Cravo, Pancetti, a jovem Lígia Sampaio, Caribé, Genaro Carvalho, Maria Célia e Poty.

A publicação de 13 de Dezembro de 1952. Trazia como uma de suas matérias: Pampulha – uma Capela em Busca de Deus. A matéria falava do grande monumento da arte moderna que era, e ainda é até os nossos dias, a capela de São Francisco de Assis da Pampulha, concebida por Niemeyer, decorada com azulejos e óleo de Portinari, baixo relevo em bronze de Ceschiatti, erguida entre jardins traçados por Burle Marx. Permanece fechado até aquele momento (1952). Não foi consagrada, tem o altar mor vazio, não recebeu a visita de nenhuma autoridade religiosa, está inacabada e maltratada. 

A publicação de 2 de Janeiro de 1954 destacava a matéria: Sete Quilômetros de Arte – Bienal de São Paulo – Uma das três mais importantes exibições de arte moderna no mundo. Quatro mil trabalhos dão uma idéia sugestiva das tendências das artes plásticas do nosso século XX. São esperados uma afluência de 200 mil pessoas até fins de fevereiro. É aceitável o critério do júri de premiação. A reação do público é o espanto.

A publicação do mês seguinte 20 de fevereiro de 1954 trazia uma matéria mais completa e ampla, com o título: São Paulo, centro artístico mundial na II Bienal do Museu de Arte Moderna, com fotos das obras de arte de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Edward Munch, Eliseu Visconti, Herry Moore, Bruno Giorgi e Marino Marini reunidas no mesmo local.

A publicação de 19 de outubro de 1957, trazia como uma de suas matérias o título: Picasso a um Dólar e Meio, Na Exposição do Museu de Arte Moderna, em New York, os repórteres de O Cruzeiro revelam o pouco que resta de inédito na obra fantástica de Pablo Picasso, em seus 75 anos.

A mais importante de todas que eu encontrei foi a publicação de 14 de dezembro de 1957, onde destacava uma matéria de denuncia com título: A Arte não Paga Aluguel. Falava sobre a Escolinha de Arte em Belo Horizonte – MG, mantida pelo artista Franz Weissmann. O grande premiado da escultura brasileira na IV Bienal de Arte Moderna da Cidade de São Paulo teve seu ateliê invadido e depredado pela polícia mineira. Seu lugar de trabalho se transformou em um depósito de entulhos e preços, mas a escola não fechou, ela foi transferida para um porão de paredes em ruínas, onde além dos alunos, chuva e sol, participavam das aulas, ministradas num estúdio quase sem teto e sem paredes. Essa matéria é muito reveladora, seria um prenúncio da ditadura militar, que estaria por vir na década seguinte? E o que teria acontecido com a Escolinha de Belas Artes?

O leitor deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a arte naïf? Tem tudo a ver, pois é nesse contexto social e cultural que a arte naïf ganhou força e tomou espaço na Praça da República em São Paulo, e mostra que o artista classificado pelos especialistas como erudito não tinha condições muito melhores que os artistas que vinham do povo, de origem humilde e sem formação acadêmica, de fato estavam todos sujeitos as mesmas condições, em outras palavras: Sempre estivemos num mesmo barco.

 

Nome de Todos os artistas naïfs pesquisados

 

Pesquisei na Biblioteca Municipal de Mogi das Cruzes, no mesmo prédio onde abrigava o acervo do Arquivo Histórico do Município; não encontrei muito material, já estava quase indo embora, quando fui surpreendido por um curto fascículo, que provavelmente fazia parte de um volume de história da arte, escrito em alemão, pelo Professor Erico Schaeffer, onde falava dos artistas primitivos brasileiros.

O material foi muito importante para enriquecer o livro Olhos Naïfs, pois era a primeira vez que os artistas brasileiros, chamados de Primitivos Brasileiros, estavam catalogados num mesmo material de pesquisa, onde pela primeira vez, falava dos artistas em torno da Praça da República em São Paulo e de um pequeno movimento de artistas em Osasco, também em São Paulo.

O título do texto é Die Primitiven Maler Brasiliens, trazia na capa a imagem da obra Samba no Campo de Heitor dos Prazeres e na parte inferior a inscrição: Sonderdruck aus dem “Serra – Post Kalender” 1971. Verlag Empresa Jornalística ulrich Löw S.A. Ijuí – Rio Grande do Sul.

Pesquisei em outras fontes desde que encontrei esse material, e chegue à conclusão que estava diante da primeira catalogação de artistas Naïfs brasileiros, feita logo após a década do apogeu da Praça da República. O material apresenta uma pequena seleção de artistas chamados de grupo de artistas Primitivos:

 

Alcides – Grupo de Osasco

Américo Modanêz – (*) 

Ana Moisés de Souza – (1942 em Monte Alto, SP)

Binho – (Expos suas obras na Praça da República entre 1969 - 1970)

Cassio M’Boy – (*1903 em Mineiros do Tietê, SP) Pinta um Primitivo mais voltado para o folclore brasileiro, participou (U. A. Biennale de Venedig 1952)

Crisaldo Assunção Moraes – (1932 no Recife), conhecido artista primitivo até mesmo em Paris, dados de 1970.

Dirce Pires – (*1932) Artista Primitiva Brasileira com forte influência Européia, fez importante exposição em 1969.

Dirceu Carvalho – (1942 em Dois Córregos) Grupo de Osasco.

Djanira da Mota e Silva – (1914 em Avaré, SP) Uma importante artista Primitiva Intelectual.

Edgar Galhado – (1943 em Olímpia, SP) Grupo de Osasco, iniciou em Exposições em 1966.

Elza Martins da Silveira – (*1912 em Terezina, Piauí)

Elza de Oliveira Souza – (* Recife) Fez importantes exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Erber (Eigentlich Herbert de Carvalho) – (*1915 em São Paulo, SP).

Francisco Domingos (Chico) Silva – (1910 em Alto Tejo, Acre) Fez importante exposição em 1943, com primitivo fantasioso, fez importantes exposições na Europa.

Hélio Andrade de Neves – (*1948 em Lapinha, Bahia) Fez importante Exposição no Rio de Janeiro.

Heitor dos Prazeres – (*1898 – 1966 cidade do Rio de Janeiro) um dos mais famosos pintores primitivos brasileiros, levou o tema do samba para suas telas.

Hans Schaedler – (*) Fez importante exposição no Brasil em 1966.

Isabel dos Santos – (*1947) Fez importante Exposição em 1969

Ivonaldo Veloso de Melo – (*1943 em Caruaru, Pernambuco) Fez importante exposição em 1969, é uma das referencias da Praça da República.

José Alvaro Guerra – (*1909 em São Paulo/SP) Iniciou sua carreira em 1947e fez exposição no Brasil e USA.

José Antônio da Silva – (*1909 em Fazenda Sales de Oliveira, São Paulo) Pintor primitivo rural com forte influência surrealista.

José Cardoso Jr. (Velho Cardosinho) – (1962 em Coimbra Portugal) migrou para o Brasil ainda garoto e fez importante Exposição em 1937.

Lourdes Guanabara – (Alto Longá, Piauí) Fez importantes Exposições no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Maria Auxiliadora Silva – (*1948 em Campo Belo, Minas Gerais)

Mozinha (Guimar Job Guerra) – (*1912) Referência a José Alvaro Guerra.

Nêga (Terezinha Guerra de Picchia) Referência a José Alvaro Guerra.

Neuton de Andrade – (*1938 Geboren) Grupo de Osasco

Nilson de Barros Vaz – (*1941 em São Paulo) fez importantes Exposições nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda, Itália e França.

Paulo Wladimir – (*1944 em Currais Novos, Rio Grande do Norte) Fez importante exposição em São Paulo Recentemente (1970)

Raimundo de Oliveira – (*1930 em Feira de Santana, Bahia) fez importante exposição em 1966.

Rosina Becker – (*1914 no Rio de Janeiro) Fez importantes exposições no Brasil e nos Estados Unidos.

Tiago Celestino – (*) Grupo de Osasco.

Vicente – (*1918, Bahia) Fez importantes exposições no Rio de Janeiro e no MAM de São Paulo.

Zé Cordeiro (da Bahia) – (*) Fez importante exposição em 1966.

Waldemar de Andrade e Silva – (*1933 em Timburí)

Waldomiro de Deus – (*1944 em Itajibá (Boa Nova), Bahia) Pintor que fez importantes exposições na cidade de São Paulo, na Praça da República, ficou conhecido pelos jornais como Pintor Maldito, por pintar uma Imagem Sacra de Minissaia.

 

Bem! Seguindo os passos do Professor Erico Schaeffer, que mesmo com recursos limitados, e informações incompletas, conseguiu reunir em sua pesquisa os mais importantes artistas Naïfs brasileiro até a década de 1970, eu fiz o mesmo, mas tive uma grande ajuda, pois atualmente tenho os catálogos das Bienais de Naïfs do Brasil feitas no SESC Piracicaba, que por si só já reúnem grande parte dos artistas Naïfs de todo território nacional, também tenho reunido alguns nomes de outros artistas participantes de exposições na grande São Paulo e no Rio de Janeiro, além de um amplo material de pesquisa histórica, o resultado só poderia ser uma lista com mais de 100 nomes de artistas Naïfs contemporâneos, mostrando que somos muitos e estamos em toda parte. É muito importante ressaltar que esta catalogação de nomes não tem como objetivo cadastrar todos os artistas Naïfs atuantes no Brasil contemporâneo, pois muitos deles nem se quer chegam a expor suas obras, e quando fazem, na maioria das vezes, só fica sabendo da divulgação da exposição as cidades da região onde o artista vive, pois o Brasil é um país de proporção continental, mas fico satisfeito de que aqui estão reunidos os nomes mais representativos da produção de Arte Naïf Nacional.  

O objetivo de criar essa lista de artistas é o mesmo dos famosos catálogos de Júlio Lousada, que contribuem para a pesquisa de leilões, exposições em galerias e consulta para comprovação da existência de artistas, comprovação de autoria de algumas obras, porém essa lista é bem mais ampla e periodicamente atualizada.

Artistas pesquisados a partir de 1930, foi realizada uma primeira revisão da lista no ano de 2012, e uma nova revisão e inclusão de novos nomes de artistas em 2019, isso devida ao aumento de exposições coletivas de arte Naïf nas principalmente após 2016. As principais cidades, sendo essas em Embu das Artes, Diadema, Socorro e Suzano essas no estado de São Paulo, a ENANCO de Goiânia em Goiás, a FIAN em Guarabira região Norddeste, as Exposições Internacionais em Vitória no Espírito Santo, e outras tantas exposições coletivas realizadas em outros Estados, como em Minas Gerais e n cidade de Paraty no Litoral do Rio de Janeiro. Todas as exposições produziram catálogos físicos ou virtuais, e os artistas incluídos nas litas foram pesquisados em catálogos de Exposições nacionais, tendo como foco os pintores Naïfs atuantes no Brasil, e principalmente nas exposições onde ocorreu uma avaliação prévia por jurados.

Uma observação deve ser feita, quando encontrei apenas o nome simples do artista, ou seja sem um sobre nome, coloquei a cidade ou Estado da onde era indicado a origem do artista, ou onde o mesmo vive atualmente.

Essa lista contempla 824 nomes de artistas naïfs brasileiros, e passará periodicamente por revisão.

A. C. Porto (Antônio Carlos Porto) Alba Cavalcanti (Alba Flora Cavalcanti)

A.D. Silva (Aloísio Dias Silva - Marília - SP)

Abigail Garcia Dantas

Abraão Bezerra Batista

Acildes Pinto da Fonseca

Adão Domiciano Pinto

Adão José Santos (Silvério)

Ademar César dos Santos

Ademir Torres

Adonis César Alves Pereira

Adriano Dias

Aécio de Andrade

Agnaldo do Santos

Agnes Rodrigues

Agostinho Batista de Freitas

Airton das Neves

Airton Laurindo

Alaor Salviano Bueno

Alberto da Silva Guignard

Albina de Oliveira

Alcides Pereira Santos

Aldo Entalhe

Alemão (Alencar Claret Duarte da Silva)

Alessandra Teles

Alex Benedito dos Santos

Alex Cerveny (Alexandro Júlio de Oliveira Cerveny)

Alex dos Santos

Alex Freire

Alexandra Latini

Alexandre Filho (Manuel Alexandre Filho)

Alexandre Rosalino da Silva

Alice Masiero

Aline Figueiredo

Alma America Ibacache Reyes

 Alba Correa

Altamira Pereira Borges

Amandos Sell

Amati Trumai

Amélia Gil (Amélia Teixeira de Almeida Gil)

Amélia Maria Carmem Zanchi

Américo Modanez

Américo Poteiro

Amoushe Duarte

Ana Beatriz Cerisara

Ana Camelo (Ana Amélia de Souza Camelo)

Ana carolina Pais de Souza

Ana Denise (Rocha Souza)

Ana Edmunds

Ana Lúcia R. Lemos

Ana Maria Dias

Ana Maria Mauad Bastos

Ana Moisés de Souza, Anésio Cardoso

Ana ribeiro

Anabea Cerisara

Analice Uchôa

André Carneiro da Cunha

Andrea Teixeira Leite

Andreia Gonçalves

Anésio Cardoso

Angel Migotto

Ângela Gomes

Ângela Rosa (Angelina Rosalina)

Annette Noevers

Anoushe Duarte

Antônio Anjo

Antônio Baptista de Souza (Poteiro)

Antonio de Oliveira

Antônio Dionísio da Cruz

Antônio do Nascimento

Antonio do Rosário

Antônio Eustáquio

Antonio Henrique Abreu Amarau

Antônio Mendes da Silva

Antônio Messias (Antônio Messias

Antônio Nery de Azevedo (Tom)

Antônio Olinto (Antônio Olyntho Marques da Rocha)

Antônio P. Bragança

Antônio Pereira da Silva (Sitó)

Antônio Poteiro

Antônio Scarelli (Tonico)

Antunes (Antonio Francisco da Costa)

Aparecida Andrade Esteves

Aparecida Azêdo

Aparecido Custódio (Cid Maomé)

Areas Jr.

Argentino Vieira

Ariane Krelling

Aristarcho (Aristarcho de Araújo Gama)

Arivanio Alves

Arnaldo de Moraes (Arnaldo Carvalho de Moraes)

Arthur Bispo do Rosário

Asta Gatz Birle

Augusto Japiá

Aurelino dos Santos

Aurora Angélica Munari

B. Castro (Jaboticabal – SP)

Bajado (Euclides Francisco Amâncio)

Barbara Rochlitz

Barbara Xumaia (Barbara Schulmay Guzzi)

Batista (Eugênio Carlos Barbosa)

Bebeth (Elisabeth Rodrigues Faber)

Berenic (Berenice Barreto Fernandes)

Beth Elias

Beth Queiroz (Elisabete Gomes Queiroz)

Bezerra da Cruz (Antônio Luiz Bezerra da Cruz)

Bia Telles

Binho

Bitencourt (Rogério Bitencourt/ Curitiba – PR)

Bruno Pizzutto

C. Drummond

C. Sidoti

Camila Oliveira

Camilo Eduardo Tavares

Capitão Pereira do Pernambuco

Cardoso e Silva, Cida Ruíz

Carlito Menezes de Souza

Carlos Alberto de Oliveira

Carlos Calderari

Carlos Coelho Louzada

Carlos Herglotz

Carlos Magno de Almeida

Carmela Pereira

Carmelita Fontenelle de Lima

Carmello Senna

Carmem Luiza da Silva Garres

Carmezia Emiliano

Carminha (Maria do Carmo Silva)

Carolina Migoto da Silva

Cássia Brizolla (Cássia Virginia Brissolla Mattedi)

Cassia Drumond

Cassio M’Boy

Castália Benedita da Silva

Catia Silene Cavalcante

Cecílio Vera dos Santos

Celeste Bravo da Silva

Célia Gondim

Célia Santiago (Tridimensional)

Celso Fregona

Cerezo

César Lima

Cézar Campos Júnior

Charlles Cabral da Silva

Chico Carpina (Francisco Luiz de Campos)

Chico Crócomo (Francisco Constantino Crocomo)

Chico da Silva (Francisco Domingos da Silva)

Chico Laranjeira

Chico Tabibuia (Francisco Moraes da Silva)

Christina M. Ponteli

Cícero Dias

Cícero Lourenço

Cida Diniz

Cida Ramos (Maria Aparecida Barbosa Ramos)

Cipriano Barbosa de Souza

Ciro de Oliveira e Silva

Cláudia Nên

Claudimar Gonzaga Pereira

Cleber Ramos

Climério Moraes

Climério Souza Cordeiro

Clóvis Dias Júnior

Cocão Pintor

Con Silva (cidade de Batatais – SP)

Conceição R. Layoun

Conceição Silva (Conceição Aparecida dos Santos)

Conceição Silva Santos

Constância Nery

Cor Jesus de Oliveira Santana

Córa Azêdo

Corina F. Ferraz, Cristina F. da Silva

Crisaldo D’assunção Moraes

Cristina Canale

Dag frança (Dagmar Teixeira França)

Daisy Montenegro Grieser

Dalila Ferreira Farnese

Dalton Oliveira de Paula

Dalva de Magalhães Monteiro

Dalvan da Silva Filho

Damasceno Telles

Danbeco (Daniel Becher Costa)

Dani Vitório

Daniel Firmino da Silva

Daniela Carla Rossin

Danny (Uberlândia – MG)

Darcy Cruz

David Augusto Sobral

Dede Miranda (Deusdete Antonio de Miranda)

Deivid Daniel Fornan

Denise Faro

Denise Maria Costa da Fonseca Gomes

Deraldo Clemente

Deusdete Antonio de Miranda (De Miranda)

Dileusa Diniz Rodrigues (Dila)

Dilvan Borges

Diógenes Antonio de Oliveira

Dionísio  - Tio Tonho(Belo Horizonte – MG)

Dirce Pires

Dirceu Carvalho

Diva Goulart Malta de Sá

Djanira da Mota e Silva

Doralice Ramos

Doval (Inácio Dorvantil nunes Rodrigues)

Dulce Martins

Dulcinéia Aparecida Rocha (Néia)

E. Rosária Silva

Edi Politano (Ed. Politano)

Edu Politano

Eda Vianna (Eda Felippe Vianna)

Edgar Barb

Edgar Calhado (Calhado)

Edgard D’Oliveira

Ediméia Aparecida da Silva

Edison Pereira Lima

Edison S. Araujo

Edith (Embu das Artes – SP)

Edivaldo

Edna de Araraquara

Edson França

Eduardo Firmino da Silva

Eduardo S. Faria

Eduardo Ver (Xilogravura)

Edvaldo

Efigênia Rolim (Rainha do Papel de Bala)

Efigênia Rosária da Silva

Eigentlich Herbert de Carvalho

Él (Manoel da Silva)

Eleuza Regina de Morais

Eli Bacelar da Silva

Eli Heil

Eliana Martins

Elias Luiz

Elieth Gripp

Elisabeth Maria Marques Carvalho Santos(Carmélia)

Eliza Mello

Eloize Francine Miranda

Elpídio Malaquias (Cariacica – ES)

Elsa Farias

Elza de Oliveira (Souza)

Embaixador Olívio de Andrade e Melo (Juca)

Enzo Ferrara

Ermelinda de Almeida

Erminda Breda

Ernane Ramos Cortat

Ernani Pavaneli

Euclides de Almeida Coimbra

Eunice Braz

Euridyce (Eridyce Pinto Bressane)

Evandro Doares Reis

Everenice Tamanine

Ezequias R. Marinho

Fábio de Almeida Lacerda

Fábio Sombra da Silva

Fátima Camargo

Félix Tadeu Correia de Lira

Fernando Doria

Fernando Lopes

Fernando V. da Silva (Antônio Fernando Vieira da Silva)

Filomena Camargo

Flávia Maria Oliveira

Floriano (de Alagoinha – BA)

Florisvaldo Regis Loureiro

Francisco B. Ramos Fº

Francisco Bernard

Francisco Correia Lima

Francisco das Chagas Silva Mendes

Francisco José de Souza

Francisco Severino de Oliveira

Francisco Silva

Franco (Benedito Franco Filho)

Fuzineli (São José do Rio Preto – SP)

Genoveva Alves Dias

GEO – Geolagem de Oliveira (Arte Têxtil – João Pessoa – PB)

Geraldina Galléas Fernandes Pinheiro

Geraldo Alves Silveira

Geraldo Amaral do Nascimento

Geraldo Tartaruga

Gerardo Luiz de Sousa

Germano Moura

Gersion de Castro Silva

Gerson Alves de Souza

Gerson Lima (Tridimensional)

Getúlio Cardozo da Silva

Giancarlo Souto

Gilberto Freire

Gildo Xavier (Alves)

Gilka Guimarães Alves

Gilmar Patrício de Souza

Givanildo Francisco da Silva

Goiaci Evangelista Torres

GOYA

Gracia Batista de Oliveira

Graciete Ferreira Borges

Grauben Monte Lima

GTO

Guiomar Ferreira da Silva

Gustavo Ansi

Hammler (Heinrich Himmler Allan de Souza Santos)

Hans Schaedler

Hebe Sol

Heitor dos Prazeres

Helcio Moura Cardoso

Helena Coelho (Helena dos Santos Coelho)

Helena Maria Costa Rodrigues

Helena Vasconcelos

Helenos

Hélio Andrade de Neves

Henry Vitor Santos

Heraldo Miranda

Heraldo Moraes

Hilda Conceição Kobayashi

Hoald (M. Roald B. Melo)

Iaperi Soares de Araújo

Idomeu Santos

Ignácio da Nega (Inácio Ramos da Silva)

Ilma Deolindo Nunes

Inácio Dorvantil Nunes Rodrigues (Doval)

Inácio Ramos da Silva

Inês Vitória

Índio da Cruz

Iraceia de Oliveira Guerra

Iracema Ruffolo Arditi

Iracy Nitsche

Iranildes Búfalo

Irene de Paula

Isabel de Jesus

Isabel do Santos

Isabela Stampanoni

Isac Saraiva

Isaias Silva, Isac Saraiva

Israel Fontes

Ithamar Rodrigues de Oliveira

Ivaldi Vieira de Melo

Ivan S. Moraes

Ivanildo Antônio de Souza

Ivanildo Guilherme Nanes Junior

Jovino Gama

Ivonaldo Veloso de Melo

Ivone Bova

Ivone de Rezende Matos

Ivone Mendes

Iwao Nakajima

J. Altair (João Altair de Barros)

J. Araújo (Jonathas Araújo)

J. Borges (Xilogravura)

Jacinto Diogo Correia Neto (Tito Lobo)

Jair Gabriel da Costa

Jair R. Tagore Júnior

Jairo Arcoverde

Jakob Kopel Rissin

Janaína Borges

Jandira Pereira das Chagas (Martini)

Jean Michel Bulot

Jean Zuqui

Jeferson Limas

Jeferson S. Funaro

Jefferson Bastos

Jerônimo Francisco Soares

Jerônimo Miranda

Jesuíno Rocha

Joana Baraúna da Silva

João Alvez

João Bas

João Batista de Medeiros

João Candido Silva

João Francisco Gomes

João Generoso

João Lima Neto

João Marciano

João Natal

João Pedro do Juazeiro (João Pedro de Carvalho Neto)

João Pereira de Oliveira

João Sebastião

João Silvestrini

Joaquim Arrais e Silva

Joari Martins da Silva

Jociane Lesuk

Jofersant

Joilson Pontes

Jorge Guinle

Jorge Luiz Gomes da Silva (D’Ollynda Brasil)

Jorge Ubirajara da Silva (Irajá)

Jorge Viriato F. Lima

José Altino de Lemos Coutinho

José Alvaro Guerra

José Antônio da Silva

José Barbosa

José Bernardo Cardoso Júnior

José Bezerra

José Carlos do Nascimento

José Carlos Lopes Blanco de Castro

José Carlos Monteiro

José Carlos Moreira

José Claudio (Ipojuca – PE)

José Coimbra Sobrinho

José Costa Leite

José Damasceno Telles Camilo

José de Freitas

José Diniz Grilo de Melo

José Fernandes (Zé Fernandes)

José Francisco Borges

José Hilário de Brito

José Lourenço Gonzaga

José Luís Ruffolo

José Luiz Ferreira

José Luiz Soares

José Luiz Soares Filho

José Marcionilo Pereira Filho (Nilo)

José Maurício Lúcio Gomes

José Murilo Batista Oliveira

José Omar Pereira Souto

José Pereira da Silva

José Raimundo (Francisco)

José Ribeiro dos Santos

José Ribeiro Santos (Zizi)

José Rodrigues de Miranda

José Sabóia do Nascimento

José Scarelli

José Stênio Silva Diniz

José Thiago

José Vieira Madalena

Josenildo Suassuna

Josinaldo Ferreira Barbosa

Juju Menegatti

Juliana Scorza

Júlio Alves da Silva

Júlio Martins da Silva (J.M.S.)

Júlio Paraty (Júlio Cézar de Jesus Freire)

Juracy Auxiliadora Gomes de Mello

Jussara Cordeiro Guimarães

Juventino (Galhardo)

Kaká (Cacilda Aparecida Alves)

Kaldeira (Maria Caldeira Bocchini)

Karleen Jane Renwick

Katia Canton

Keila Shinkarenko

Kleber Figueira

Kora Dias

L. Cassemiro

Laercio (Piracicaba)

Laudinei Marcolino

Laurindo Lombas

Léa Dray de Freitas

Léa Rico

Leandro do Vidigal (Leandro José de Souza)

Leda Sara X. Castanheira

Lenice Lopes da Silva

Lia Mittarakis

Lidia Saczkovski

Lilea Rodrigues

Lilia Maria de Camargo Ferraz

Lilian Rosa

Loizel Guimarães da Silva

Lombas (Laurindo Lombas)

Lina Ganem (Addisseny de Carvalho Ganem)

Lori Viegas

Lory Maria Archer

Louco (Boaventura Silva Filho)

Louis M. A. Ferreira de Moraes

Lourdes de Deus (Maria de Lourde da Hora de Deus Souza)

Lourdes Ferraz

Lourdes Guanabara

Lua Ayrè (Luci Cláudia Alves da Silva)

Luana Dadalto Bezerra

Lucas Pennacchi

Lucia Buccini

Lúcia Kahn

Lúcia Neto

Luciana Mariano

Luciana Morgado

Luciano Rabelo

Lucilla Marques Schijnemaekers

Lucy Calenda di Tavani

Ludovico Luigi Franco Sarcinella

Luiz Antonio dos Anjos Souza

Luiz Antonio Lopes da Silva

Luiz Cassemiro de Oliveira

Luiz Figueiredo (Luiz Carlos Figueiredo)

Luíz Machado dos Santos

Luíz Natal de Souza

Luiz Roberto da Rocha Maia

Lula Nogueira Gomes

Luzia Trabboud (Luzia Aparecida Fernandes Trabboud)

M. Guadalupe

M.B.O

Mabel Fernandes Machado

Machado

Madalena dos Santos

Madeleine Colaço

Madriano Basílio

Mady (Mady Benoliel)

Magda (Magda Mittaragis Meneses)

Magda Mittarakis

Magdalena Zawadska Rozanska

Maite

Malu Delibo

Manezinho Araújo

Manoel Alves Neto

Manoel dos Santos

Manoel Faria Leal

Manoel Martins

Manoel Santos

Manuel Eudócio

Mara D. Toledo

Marby (de João Pessoa – PB)

Marcela Lopes (Marcela  Lopes Lima- João Pessoa – PB)

Marcelo Gandhi

Marcelo Ivanhez

Marcelo Moraes

Marcelo Shimaneski

Marconi Parreira

Marconi Parreiras

Marcos A. Garcia

Marcos Asano

Marcos de Oliveira

Marcos Garcia

Margarida Feliciano Fornaggio

Margo (Cotia-SP)

Mari (Marineis Limeira Dias)

Maria A. P. Brandão

Maria Angélica Carvalho

Maria Aparecida de Oliveira

Maria Aparecida Lemos

Maria Aparecida Queiroz Machado

Maria Auxiliadora Silva

Maria Bernadete P. Amorim

Maria Botelho de Oliveira

Maria Brandão

Maria Celeste Carvalho Neves

Maria Célia Pereira Santiago (Célia Santiago)

Maria Cordelia Santos Gallinari

Maria D’arc da Silva

Maria Dalila Lima Ferreira de Paula

Maria de Almeida Prado Brandão

Maria de Lourdes Fernandes

Maria di Gesu

Maria do Socorro Cândido

Maria Elizabeth Elias(Beth Elias)

Maria Grauben Bomilcar de Monte Lima

Maria Guadalupe Mundin Costa Canedo

Maria Helena Salvatori

Maria José de Carvalho Galindo (ISA)

Maria José Ribeiro

Maria José Torres Cavalcante

Maria Leonor (Maria Leonor L. N. Rego)

Maria Lia (Maria Lia Soares)

Maria Lucia Beraldo

Maria Nazaré Melo

Maria Odete Pereira de A. Lemos

Maria Rita Avelino de Resende

Mariângela Mittarakis

Marilena Kaily (Marilena Kailly Santos Schanzer)

Marilene Gomes da Silva

Marilene Maria Zanchit

Maringelli

Marinilda B. Boulay

Marisa Maeno

Marlene Crespo (Arte Têxtil)

Marlene Gomes

Marlene Krichesch Cazarim

Marly F. da Silva

Martha Tominaga

Mathilde Hoster (Nanuk)

Max Ramires (Max Ramires de Almeida)

Meire Lopes

Melhado (Marcos Navarrete Melhado)

Menezes de Souza (Carlito Menezes de Souza)

Mestre João do Carmo (Tridimensional)

Mestre Vitalino Pereira dos Santos

Miguel S.S.S.(Miguel Sampaio de Souza e Silva)

Milene de Oliveira

Milton Cardoso da Costa

Milton Gualberto da Silva

Mirian D. L. Antonietto

Mirian Inês da Silva

Mirian Nunes Marques

Miryam T. Sanson (Dinda)

Miyoko Baccaro

Monica Alvarenga

Monica da Silva Santana

Monica de Aquino Ennes Alvarenga

Moussia Pinto Alvez

Mozinha (Guimar Job Guerra)

Murillo (Sérgio Murillo Moreira Rosa)

Nair Souza Cubas

Nalme Mendonça (Rondonópolis – MT)

Nanete Maria de Azevedo

Nega (Terezinha Gerra de Picchia)

Nelson Roldão da Freiria

Nelson Sargento

Nena Borges (Xilogravura)

Nena Madalena

Neo Brasil

Neri Agenor de Andrade

Nerival Rodrigues

Neuton de Andrade

Neuton/Newton (Neuton Freitas de Andrade

Neuza Leodora da Silva Fonseca

Neuza Maria S. de Castro

Neves Torres

Newton de Resende

Nhô Caboclo (Manoel Fontoura)

Nice Nascimento Avanza

Nico do Ceará

Nicoli K. (Nicole Kirsteller)

Nil Rosa (Nivaldo Rosa)

Nilda Neves

Nildo de Queiroz Machado

Nilson de Barros Vaz

Nilson Pimenta da Costa

Nilson Queiróz Machado

Noemisa Batista dos Santos

Nofal

Nogueira

Nomaihaci R. P. de Assis

Norbim (Evandro Norbim)

Norma Bottion Pires

Nuca de Tracunhaém (Manoel Borges da Silva)

Nunciata

Octacília Josefa de Melo

Odete (Odete Maria Ribeiro Brussolo)

Odhila Renófilo de Andrade

Odon Nogueira

Olavo Camps

Olavo José Ferraz de Arruda

Olimpio Santos Bezerra

Olinda Cândido da Silva

Olívio Tavares de Araújo

Omar Souto

Orlando Fuzinelli

Osvaldo Galindo

Ovídio de Andrade Melo (Juca)

P. Jorge (da Bahia)

Paloma Brunelli

Parísina Ribeiro

Patrícia Helney

Patrícia Schober Gonçalves Lima

Paula M. X. Castanheira

Paulina Laks Eizirik

Paulina M. F. Pinsky

Paulo Bhai (Paulo Sérgio da Silva)

Paulo Brito (Paulo Jorge Teixeira de Brito)

Paulo Gilvan Duarte Bezerril

Paulo Henrique Silveira de Souza

Paulo Perdigão (Tridimensional)

Paulo Túlio Barbosa Júnior

Paulo Túlio Vasconcelos Júnior

Paulo Wladimir

Pedro Galvão

Pedro Julião

Pedro Paulo da C. (Pedro Paulo da Conceição)

Pedro Paulo de Jesus

Pedro Paulo Leal

Pedro Trotta

Pedroso (Joaquim Pedroso G. de Oliveira)

Pinho ( - São José do Rio Preto – SP/Tridimensional)

Pintôr Rafael

Preta (Conceição Rodrigues Layoun)

Psilito (Antonio Carlos Nascimento Pivatto)

R. Domingues

R. Lopes

R. Ozias (Odoteres Ricardo de Ozias)

Rafael Rufus

Raimundo Bida (Raimundo de Oliveira Bida)

Raimundo Nonato Souza

Ramão Orris Lopes de Oliveira

Ramilo (Antônio Maria Ramilo)

Randolpho Lamonier (Arte Textil)

Raquel Gallena

Raquel Trindade (A Kambinda)

Regina Lelia Nunes

Regina Puccinelli

Reginald (Reginaldo de Miranda)

Renata Cerchi Kesselring

Renata Felinto

Renata Ferreira Barros

Renaze Pinto do Amaral

Reuto Fernandes

Ricardo Garcia

Ricardo P. Xavier

Rimaro (Maria das Dores Soares Vital)

Roberto Boetger

Roberto Lopes Vasconcelos

Robson Barros

Rocha Maia

Rodelnégio Gonçalves Netto

Roderick Steel

Rodolpho Tamanini Netto

Rodrigo Alves Borges

Rodrigo Silva

Rodrigues Lessa (Adilson Rodrigues Lessa Coelho)

Rodrigues Lima

Rogério Corrêa Maia(Godelo)

Rogério Soares de Sena

Rolem Dantas

Romilda T. D. Cartaxo

Rômulo Cardoso

Ronaldo Torres

Rosa Domingues da Silva Neto

Rosa Zuffi

Rosalina (Charqueada – SP)

Rosalina B. da Silva

Rosalina Maria de Mello Vieira

Rosana Paulino (tridimensional)

Rosângela Borges

Rosângela Politano Chaves

Roseli Fontaniele

Roseli Fontaniello

Roseno (Antônio Roseno de Lima)

Rosina Becker do Valle

Rubem José Carvalho

Ruth (Ruth Leite Dantas)

Ruy Moura

Ruy Relbquy

S. Rizzuto (Silvana Rizzuto)

S. Simonetti

Sadi Souza Barros

Salet (Maria da Saleti Rocha)

Salvatori (Maria Helena da Silva Salvatori)

San Bertini

Sandra Pereira Peixoto de Aguiar

Sandra Regina Zeolla

Sandra Y. Hiromoto

Sandra Scavassa (Tuiuti - SP)

Sandro de Carvalho

Sarro

Saulo (Florianópolis – SC)

Sebastião da Silveira (Odonagué)

Sebastião Silva Nascimento

Sebastião T. Silva (Ranchinho)

Serena Pais de Souza

Sérgio Aparecido Ferreira

Sérgio Murilo Moreira Rosa

Sérgio Pompêo de Pina Junior

Severino Ferreira da Silva

Sheila Vancini

Sheilla Liz Cecconello

Shila Joaquim (Shirlene Reollo Joaquim Domiciano)

Sidney da Silva

Sidney Fernando Nofal

Silese Terezinha Thá

Silvano Bragatto Junior (Vaninho)

Silvano José Cerqueira

Silvano Tomaz Rocha

Silvia de Leon Chalreo

Silvia Maia

Simone Dias da Silva Martins

Simone Koubik

Soati

Solano Trindade

Sonia Chemale (Sonia GeyerChemale)

Sonia de Oliveira e Silva

Sonia Furtado

Sonia Maria B. Canheo

Sonia Maria Fagundes Furtado

Sonia Nogueira Pacheco

Sonya Mello

Stela Maria M. Motta

Stellamaris Binttencourt Cano

Stevenson Moschini

Sueli Reis

Suellen Estanislau

Suely Bandeira

Suely Palmeira Santos

Suene Oliveira Santos

Susane Maria Cequinel

Tahia (de Piracicaba)

Takebayashi

Tamanini (Rodolpho Tamanini Neto)

Tamarindo

Tânia APF

Tânia de Maya Pedrosa

Tartaruga (Geraldo Alves da Silveira)

Tatiana Seabra

Tatiana Seabra (Tatiana Macedo Seabra de Mello)

Tatiazé (Maria José Capano Ferraz de Toledo)

Tavares (Camilo Eduardo Tavares)

Teles

Telmo (Telmo José da Silva Carvalho)

Tercilia dos Santos

Teresa Cristina Heil

Tereza Martorano Vieira

Thaís Gomez

Thaís Ibañes

Thereza (Thereza Carvalho)

Thiê - (Terezinha Sordie)

Tiacho Baenninger

Tice

Tiita (Celita de Azevedo Machado)

Tobias Brandão (Tobias de Melo Brandão)

Tomas Brandão

Tomzé (Antônio José Scala)

Toninho Guimarães

Toninho Mendes

Vagalume

VAL – (Valdson Silva)

Val Margarida

Valdeck Costa de Oliveira (de Garanhuns)

Valdir Neves Damasceno

Valdir Silva

Valdivino Augusto de Miranda

Valques Pimenta

Valques Rodrigues da Costa

Vânia (Vânia Reis da Silva)

Vânia Alveira

Vânia Cardoso (Arte Têxtil)

Vânia Célia Mignone Gordo

Vanice Ayres Delgado (Leite)

Vanice Graça (Vanice C. da Graça Viana)

Vanius O. Machado (Olegário Triunfo)

Vera Marina

Vicente Labriola

Vilia Dias

Vivaldo Ramos

Vivi de França (Vilma da Costa França)

Vosandra (Sandra Maria Fontana)

W. Amoroso

Waldecy de Deus

Walde-mar

Waldemir

Waldomiro de Deus Souza

Waldomiro Sant’Anna

Waldrix (Walter Sanches Júnior)

Waltraud Heines

Willi de Carvalho (Welivander Cesar de Carvalho)

Wilma Ramos

Wilson Pessoa Dias Neto

Zé Cordeiro da Bahia

Zé Inácio (Luiz Ruffolo)

Zé Maria

Zé Pereira

Zéca Maria(José Maria de Carvalho)

Zeni Maria O. Cabral

Zeny (Zeny Dalva do Nascimento Gomes)

Zeti Muniz (Paulo Donizeti Muniz de Queiroz)

Zica Bergami

Zilda Maria Alves Matheus

Zizi Sapateiro (José Ribeiro Santos)

bottom of page