top of page

1º MÓDULO - CATÁLOGO VIRTUAL ARTISTAS PARTICIPANTES E OBRAS DO ACERVO SEM PAREDE - 2017

Texto 01:

 

Mostra dos Recusados – Arte Naïf Nacional 2017

1° Módulo: A Trajetória da Arte Naïf no Brasil

 

A Mostra dos Recusados em seu primeiro módulo irá apresentar ao público uma grande seleção da produção de arte Naïf nacional sendo representada por 38 artistas de 11 Estados brasileiros, ainda tem a participação de obras de artistas consagrados que fazem parte do Acervo Sem Parede.

O nome da Mostra tem uma justificativa: foram convidados artistas que foram recusados pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil em 2016. Tem algumas obras que serão expostas que foram recusadas, mas a real intenção é valorizar o artista Naïf e sua produção. Outras obras selecionadas foram produzidas especialmente para a Mostra e por artistas recusados. Seguindo uma linha diferente, a de valorizar, incluir e dialogar, a Mostra conta com convidados especiais, pois esses foram selecionados pela Bienal, mas são produtores de arte Naïf atuando por muito tempo e lutam pela valorização da arte.

A curadoria e seleção das obras é de responsabilidade do artista Naïf Enzo Ferrara, que é pesquisador de arte Naïf, foi selecionado pela Bienal Naïfs do Brasil de 2016 e acompanhou o projeto de perto. O curador está participando da Exposição Avenida Paulista, que comemora os 70 anos do MASP e participa da exposição ENANCO – Encontro Nacional de Arte Naïf em Goiânia – GO, representando Mogi das Cruzes e São Paulo. A ENANCO também tem obras e artistas recusados.

Os artistas selecionados seguem um critério de valorizar o artista que produz e expõe ativamente arte Naïf, foi recusado por alguma bienal. As obras mostram toda a diversidade da cultura popular e toca em questões mais universais, com temas que vão dos tradicionais festejos juninos, circo, forró, procissões, e segue pelos temas de questionamento social como o negro, a mulher e o índio na história da civilização brasileira e a corrupção na política.

Foram incluídas obras em homenagem a artistas naïfs de vários locais como de Mogi das Cruzes representada nas obras de Wilma Ramos e Darcy Cruz, Piracicaba por Carmela Pereira e São Paulo por Henry Vitor.

A realização da Mostra dos Recusados é o resultado da união entre a Livraria, galeria e café Boigy, representada pelo Bruno Santos, proprietário do local. A montagem da exposição é de Zeti Muniz, e a seleção e curadoria é de responsabilidade da Casa Ateliê Enzo Ferrara e o Acervo Sem Parede. A exposição tem algumas obras que estão disponíveis para venda e outras fazem parte de coleções particulares.

Ainda em 2017 a Mostra dos Recusados tem planejado o segundo e terceiro módulos. Paralelamente a artista Naïf Rosangela Politano está elaborando o projeto para realização da 1ª Bienal Internacional de Arte Naïf 2017 em Socorro no interior do Estado de São Paulo, cidade que tem recebido exposições de arte Naïf de braços abertos e local de encontro de vários artistas.

O ano de 2017 será bem agitado para a arte Naïf nacional. 

A abertura oficial será no dia 18 de fevereiro de 2017, às 16h:30min;

A Visitação do público será de 18 de fevereiro a 27 de março de 2017;

Local: Livraria Boigy – Rua José Bonifácio, 485, Centro, Mogi das Cruzes – SP.

Artista: Eliana Martins

Título: Aproveite seu domingo! Forró

Técnica: AST

Dim: 40 x 46,5 cm

Ano: 2013

Belo Horizonte - MG

OBS: Artista Selecionada pela Bienal

Disponível para venda

Texto 2:

Mostra dos Recusados – 1° Módulo: A Trajetória da Arte Naïf no Brasil - 2017

 

Definir o que é arte Naïf não é tarefa fácil, não tem uma receita preestabelecida para determinar o que torna uma obra de arte Naïf, porém existem alguns critérios que são tomados como base para dar um ponto de partida e considerar alguns artistas e suas obras como Naïfs. A primeira é a pintura, em sua grande maioria os artistas naïfs são pintores de telas, e ao decorrer de suas carreiras alguns artistas resolveram produzir em outros suportes como a Cerâmica Figurativa, caso da artista piracicabana Carmela Pereira, a escultura com materiais diversos, caso dos artistas Willi de Carvalho e Efigênia Rolim, mas a pintura é a principal forma de produção.

No caso da pintura partimos dos artistas que são autodidata e cada um desenvolveu suas próprias técnicas para produção de pintura, e isso não é uma regra que determina o que é naïf, mas sim um ponto de partida e algo comum entre muitos artistas. Entre essa enorme produção nacional temos uma grande diversidade de temas que vão da cultura popular, a religiosidade, temas de questões sociais como os protestos e até temas mais amplos como as cruzes simbolizando o sacrifício, produzidas por artistas como Con Silva e Thiê.

Artista: Thiê

 Título: Crucificação 

Dim: 50 x 30 cm

Técnica: OST

Ano: 2017

Ribeirão Preto - SP

Disponível para venda

Artista: Thiê

 Título: Crucificação 

Dim: 30 x 40 cm

Técnica: OST

Ano: 2017

Obra participou de exposição em Roterdã - Holanda

Ribeirão Preto - SP

Disponível para venda

A ampla diversidade de técnicas é algo comum na arte Naïf nacional, com pinturas onde o artista utiliza uma ampla variedade de cores e tem noções de profundidade, perspectiva, primeiro e segundo planos, é o que vemos nas obras de artistas como Henry Vitor, Raquel Gallena e Luciana Mariano que apresentam uma pintura muito bem acabada, cheia de detalhes que parecem “cobertura de bolo”. Temos ainda artistas que produzem pinturas com um tom mais rústico, não se importando com a anatomia dos personagens ou perspectiva, o importante é transmitir a mensagem, caso das obras de Helena Vasconcelos, Antônio do Rosário, Arivânio Alves, Elsa Farias e Waldomiro de Deus.

Cada artista Naïf é um mundo a parte e mesmo assim existe um diálogo entre toda a produção, diálogo pelos temas, cores e técnicas.

Artista: Raquel Gallena

Título: Amizade

Técnica: AST
Dim: 40 x 60 cm

Ano: 2016

Embu das Artes - SP

Obra do Acervo sem Parede

Movimento Nacional de Arte Naïf

 

Está acontecendo nesse exato momento um movimento nacional em benefício da arte Naïf, movimento organizado, descentralizado e em constante diálogo entre as mostras e exposições. Esses movimentos tiveram início em setembro de 2016, logo após a realização da abertura da 13ª Bienal Naïfs do Brasil, promovida pelo SESC Piracicaba. Na ocasião da Bienal houve uma tentativa de “renovação”, muitos artistas Naïfs não foram selecionados e foram incorporadas produções classificadas como arte contemporânea, levando vários artistas naïfs, inclusive artistas selecionados, a questionar se a arte Naïf estava realmente sendo valorizada pela Bienal, ou estava sendo excluída.

Ainda em 2016 aconteceu a exposição do Projeto “Cor – Ação”, promovido pela artista Naïf Rosangela Politano, com o tema “Patrimônios”, que ocorreu na cidade de Socorro no interior de São Paulo, e teve a participação de vários artistas recusados. No mesmo período foi organizada uma exposição internacional em Vila Velha no Espírito Santo, organizado pela artista Naïf Ângela Gomes, com a participação de alguns artistas recusados. Em janeiro de 2017 foi a vez do ENANCO – Encontro Nacional de Artistas Naïfs do Centro Oeste, exposta no Museu de Arte de Goiânia, organizada pela artista Naïf Helena Vasconcelos, com uma novidade: A mostra teve artistas recusados e obras recusadas pela Bienal.

Artista: Helena Vasconcelos

Título: O Catira Feminino

Técnica: AST

Dim: 40 x 50 cm

Ano: 2016

Goiânia - GO

Disponível para venda

Dando sequência a esse movimento nacional foi fomentado o Projeto Mostra dos Recusados, dividido em três módulos principais. Antes de ser divulgada houve um momento de seleção e acompanhamento das produções de vários artistas naïfs espalhados pelo Brasil, depois foi elaborado um regulamento e alguns artistas foram convidados para realizar inscrição, e a grande surpresa foi o interesse de muitos em participar, e outros entraram em contato para pedir informação com a finalidade de se inscrever. Até o momento foram realizadas mais de 30 inscrições efetivas, que é quando as obras com as fichas de inscrição chegam na Casa Ateliê Enzo Ferrara para cadastro e verificação das condições das obras para exposição.

O primeiro módulo tem o subtítulo – A Trajetória da arte Naïf no Brasil. Foi elaborado um regulamento e deixado disponível no site Olhos Naïfs e nas redes sociais. Essa primeira exposição tem como objetivo mostrar a pluralidade da arte Naïf e a individualidade dos artistas de cada região, com suas culturas e suas realidades totalmente distintas, porém com um elo entre todos os artistas, seja pelo tema, pelo colorido, ou pela força de expressão de cada produção.

Artista: Willi de Carvalho

Título:  Bumba Meu Boi

Ano: 2014

Técnica: MISTA
Dim: 27 x 32 x 4 cm

Minas Gerais

Obra do Acervo Sem Parede

Foram selecionadas obras de artistas de 11 Estados do Brasil, sendo representadas todas as regiões, e para formar um mosaico cultural mais amplo também foram selecionadas obras do Acervo Sem Parede, para dar oportunidade do artista Naïf da atualidade expor seus trabalhos ao lado de obras de artistas consagrados e veteranos, agregando um valor cultural ainda maior para cada módulo da mostra.

As últimas obras ainda estão chegando, e até o momento temos a participação de (Erlei Pereira, Eliana Martins, Willi de Carvalho, Ângela Rosa, João do Rosário que representam Minas Gerais), (Ângela Gomes e Shila Joaquim - Espírito Santo), (Ana Denise – Sergipe), (Adriano Dias – Paraíba), (Arivanio Alves – Ceará), (Gerson Lima – Bahia), (Helena Vasconcelos e Waldomiro de Deus – Goiás), (Helena Rodrigues - Rio de Janeiro), (Carmézia Emiliano – Roraima), (Efigênia Rolim – Paraná).

O Estado de São Paulo está representando por artistas naïfs de todas as regiões, (Henry Vitor, Arieh Wagner, Luciana Mariano – São Paulo capital), (Fátima Camargo – Santa Cruz do Rio Pardo), (Elsa Farias, Marilda B. Boulay, e Rosangela Politano – Socorro – SP), (Dulce Martins – Santos), (Con Silva – Batatais), (Zeti Muniz e Doralice Ramos – Mogi das Cruzes), (Thiê – Ribeirão Preto), (Raquel Gallena e Meire Lopes – Embu das Artes).

Artista: Darcy Cruz

Título: Festa do Divino em Mogi das Cruzes

Técnica: OST

Dim: 40 x 50 cm

Ano: Década de 1990 (1991)

Origem: Mogi das Cruzes - SP

Obra do Acervo Sem Parede

Alguns artistas já citados tem obras que fazem parte do Acervo Sem Parede, entre eles podemos destacar Carmela Pereira, Darcy Cruz, Ignácio da Nega, Wilma Ramos, E. Coimbra, Josinaldo Ferreira Lopes, Tânia APF, Carmézia Emiliano, Efigênia Rolim e Arieh Wagner.

Temos Artistas naïfs especialmente convidados pelo curador e outras selecionadas no Acervo Sem Parede, esses convidados especiais foram selecionados pela Bienal Naïfs do Brasil, porém são artistas naïfs já conhecidos, que lutam ao lado dos recusados por valorização de suas produções e sua cultura, entre esses artistas podemos destacar Arivanio Alves, Carmézia Emiliano, Efigênia Rolim, Eliana Martins e Ana Denise, que recebeu prêmio incentivo.

Artista: Ana Denise

Título: Cabaré Gay

Técnica: AST

Dim: 30 x 40 cm

Aracaju - SE

OBS: Obra não selecionada pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil 2016

Disponível para venda

A realização da Mostra dos Recusados é o resultado da união entre a Livraria, galeria e café Boigy, representada pelo Bruno Santos, proprietário do local. A montagem da exposição é de Zeti Muniz, e a seleção e curadoria é de responsabilidade da Casa Ateliê Enzo Ferrara e o Acervo Sem Parede. A exposição tem algumas obras que estão disponíveis para venda e outras fazem parte de coleções particulares.

O público que visitar a Mostra dos Recusados vai ver obras com temas mais tradicionais como os Festejos Juninos, Festas religiosas como a Festa do Divino, Circo, Forró, Procissões, Paisagens Naturais, Pontos Turísticos, mas também vai ver temas diferentes e populares como a Cena de um Casamento Tradicional Judaico, os Arqueiros retratados nos Jogos Paraolímpicos, O Museu do Amanhã, duas onças preparando uma tocaia para atacar índias que tomam um inocente banho na floresta Amazônica, o catira feminino, e obras com tema muito bem humorado como o Cabaré Gay e Amor e Tolerância, mostrando artistas Naïfs retratando temas com questões sociais da nossa atualidade; e por falar nisso uma obra merece destaque, é a tríade Cruz produzida pela artista Con Silva da cidade de Batatais, essa cruz retrata o sacrifício da Mulher, do Negro e do Índio pela sociedade, uma obra de tema forte, que tem muitas interpretações, mas sem perder o aspecto ingênuo.

Artista: Con Silva

Título: Partículas de Salvação

Técnica: MISTA

Dim: 52 x 33 cm

Batatais - SP

Acervo da Artista

Obra não disponível para venda

Obra recusada pela Bienal

Outro destaque é do Veterano Willi de Carvalho, que teve as obras recusadas pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil – 2016, porém as obras recusadas foram negociadas e hoje fazem parte da decoração do Cenário da Galeria da Helô na Novela A Lei do Amor da rede globo. A vida é assim, podemos ser recusados por uns e valorizados por outros.

A Mostra dos Recusados em seu primeiro módulo reserva ao público várias surpresas. A artista Naïf Thiê participa com duas obras que participaram na 12ª  Exposição Internacional de Arte em Roterdã, Holanda em setembro de 2016. Temos ainda o lançamento do Catálogo Virtual no site Olhos Naïfs e as homenagens aos artistas Henry Vitor e Carmela Pereira, artistas veteranos. O grande Homenageado da abertura será Antônio Nascimento, criador da Bienal Naïfs do Brasil, foi ele quem criou o projeto de exposição coletiva de arte Naïf em 1986, que alguns anos depois em 1992/ e 1994 se transformou em Bienal Naïfs do Brasil e a quem todos os artistas tem um enorme carinho.

 

Obras Extintas de Enzo Ferrara, que foram selecionadas pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil - 2016

Curadoria

 

A curadoria ou toda a responsabilidade pela seleção das obras é do artista Naïf Enzo Ferrara, que não participará da exposição com obras de sua autoria, por fazer a curadoria. Enzo Ferrara é um artista naïf com 22 anos de carreira, é pesquisador de arte Naïf, tem premiações em exposições como a própria Bienal Naïfs do Brasil e obras nos principais museus do gênero (MIAN, Pinacoteca de São Bernardo do Campo, MAP e Museu Histórico de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa), ele destaca a importância de promover exposições como as Mostras que estão acontecendo pelo Brasil, que seguem uma tendência Internacional. Fora do Brasil é cada vez mais comum o artista Naïf planejar e realizar exposições coletivas. Com um caráter mais intimista o artista consegue realizar um evento mais sincero, com um olhar de quem produz e sabe os desafios que a arte Naïf tem para ser introduzida no mercado de arte e nos vários circuitos de exposição.

Duas obras de Enzo Ferrara estão participando da Exposição - Avenida Paulista – que será realizada no MASP (Museu de Arte de São Paulo), uma Exposição comemorativa dos 70 anos do MASP, que hoje se localiza no Coração da Avenida Paulista. Esse convite reconhece e valoriza a arte Naïf produzida na atualidade, mostrando que tudo é arte, porém eventos específicos para a produção de arte Naïf devem ser mantidos e promovidos para estimular, valorizar, aproximar e realmente democratizar a arte Naïf nacional. A participação das obras de Ferrara na Exposição Avenida Paulista representa o reconhecimento e é como se todos os artistas naïfs do Brasil estivessem representados na participação das duas obras, que retratam os protestos de 2013. Uma das obras tem uma faixa pedindo – mais espaço para a arte Naïf, e esse pedido foi atendido. A exposição Avenida Paulista tem abertura no dia 16/02, dois dias antes da Mostra dos Recusados.

Ainda em 2017 a Mostra dos Recusados tem planejado o segundo e terceiro módulos. Paralelamente a artista Naïf Rosangela Politano está elaborando o projeto para realização da 1ª Bienal Internacional de Arte Naïf 2017 em Socorro, cidade que tem recebido exposições de arte Naïf de braços abertos e local de encontro de vários artistas. 2017 será um ano bem agitado para a arte Naïf nacional.  

Maiores informações sobre a exposição  - Avenida Paulista - no endereço:

http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=285&periodo_menu=breve

Artista: Arivanio Alves

Título: A chegada do Sábado

Técnica: MISTA, óleo e acrílica sobre tela

Dim: 45 x 65 cm

Ano: 2016

Quixelô - CE

OBS: Artista Selecionado pela Bienal

Disponível para venda

Artista: Arivanio Alves

Título: Retrato de minha Avó

Técnica: OST - óleo sobre tela

Dim: 60 x 40 cm

Ano: 2013

Quixelô - CE

OBS: Artista Selecionado pela Bienal

Disponível para venda

Artista: Arieh Wagner

Título: Casamento Tradicional Judaico

Técnica: AST

Dim: 40 x 50 cm

Ano: 2015

Origem: "Bixiga" - São Paulo - SP

Obra do Acervo Sem Parede

Artista: Gerson Lima

Título:  A Quitanda

Técnica: MISTA - Cerâmica, madeira, tecido, grãos, pastel, plástico e metal.
Dim: 32,5 x 24,5 x 28,5 cm

Salvador - BA

OBS: Obra Recusa da Pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil 2016

Disponível para venda

Artista: Henry Vitor 

Título: Tempo Florido 

Técnica: OST
Dim: 40 x 50 cm 

São Paulo - SP

OBS: Obra Recusa da Pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil 2016

Disponível para venda

Artista: Zeti Muniz

Título: Museu do Amanhã

Técnica: MISTA
Dim: 60 x 80 cm

Ano: 2016

Mogi das Cruzes - SP

OBS: Obra Recusa da Pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil 2016

Disponível para venda

Artista: Doralice Ramos

Título: Os Arqueiros

Técnica: AST
Dim: 80 x 60 cm

Mogi das Cruzes - SP

OBS: Obra Recusa da Pela 13ª Bienal Naïfs do Brasil 2016

Disponível para venda

Artista: Luciana Mariano

Título: Falta e excesso

Técnica: AST
Dim: 30 x 40 cm

São Paulo - SP

Disponível para venda

Artista: Luciana Mariano

Título: Bela, recatada e do lar

Técnica: AST
Dim: 30 x 40 cm

São Paulo - SP

Disponível para venda

Artista: Adriano Dias

Título: A onça

Técnica: 
Dim: 60 x 20 cm

Ano: 2016

Guarabira - (PB) Paraíba

Disponível para venda

Artista: Adriano Dias

Título: Festa Junina

Técnica: 
Dim: 20 x 60 cm

Ano: 2016

Guarabira - (PB) Paraíba

Disponível para venda

Artista: Dulce Martins

Título: Festa Junina

Técnica: OST
Dim: 40 x 70 cm

Ano: 2012

Santos - SP

Disponível para venda

Artista: Dulce Martins

Título: O Circo

Técnica: OST
Dim: 60 x 30 cm

Ano: 2014

Santos - SP

Disponível para venda

Artista: Elsa Farias

Título: Amor e Paz

Técnica: AST
Dim: 50 x 60 cm

Ano: 2016

Socorro - SP

Disponível para venda

Artista: Elsa Farias

Título: Muitos Amores

Técnica: AST
Dim: 30 x 100 cm

Ano: 2016

Socorro - SP

Disponível para venda

Artista: Fátima Camargo

Título: Lembrança da Infância

Técnica: OST
Dim: 60 x 80 cm

Ano: 2012/13

Santa Cruz do Rio Pardo - SP

Disponível para venda

Artista: Fátima Camargo

Título: A Cortina Verde

Técnica: OST
Dim: 60 x 80 cm

Ano: 2014

Santa Cruz do Rio Pardo - SP

Disponível para venda

Artista: Rosangela Politano

Título: Amor e Tolerância

Técnica: AST
Dim: 89,5 x  47 cm

Ano: 2015

 Socorro - SP

Disponível para venda

Artista: Carmela Pereira

Título: Procissão de São Benedito em Piracicaba

Técnica: AST
Dim: 40 x 60 cm

Ano: década de 1990

Piracicaba - SP

Obra do Acervo sem Parede

Artista: Waldomiro de Deus

Título: O Corrupto

Técnica: ASP
Dim: 33 x 31 cm

Ano: 2012

Goiânia - GO

Obra do Acervo sem Parede

Artista: Carmézia Emiliano

Título: Tocaia

Técnica: AST
Dim: 40 x 40 cm

Ano: 2014

Boa Vista - RR (Roraima)

Obra do Acervo sem Parede

Artista: Ângela Gomes

Título: A Primavera Chegou

Técnica: AST
Dim: 70 x 90 cm

Ano:

Vitória - ES

Obra disponível para venda

Artista: Conceição Silva (Irmã de Maria Auxiliadora)

Título: Dia da Árvore

Técnica: AST
Dim: 40 x 50 cm

Ano: 2013

São Paulo - SP

Obra do Acervo Sem Parede

Artista: Ignácio da Nega

Título: Paisagem Nordestina

Técnica: AST
Dim: 27 x 38 cm

Ano: 2013

São Paulo - SP

Obra do Acervo Sem Parede

Artista: Josinaldo Ferreira Barbosa

Título: Ribeirinhos

Técnica: AST
Dim: 15 x 28 cm

Ano: 2006

São Paulo - SP

Obra do Acervo Sem Parede

Artista: Meire Lopes

Título: Igreja M. de Embu das Artes

Técnica: AST
Dim: 20 x 14 cm

Ano: S/D - (2014)

Embu das Artes - SP

Obra do Acervo Sem Parede

Artista: Efigênia Rolim

Título: Cavalinho

Técnica: Mista
Dim: 13 x 15 x 22 cm

Ano: 2014

Curitiba - PR

Obra do Acervo Sem Parede

Artista: Euclides Coimbra

Título: Festa Junina

Técnica: AST
Dim: 15 x 21 cm

Ano: S/D

Doado por Antonio do Nascimento de Piracicaba - SP - Artista de SP

Obra do Acervo Sem Parede

Artista: Erlei Pereira

Obra A:

 Título: Saudações ao Divino 

Dim: 20 x 70 cm

Técnica: AST

Ano: 2017

Obra B - 

 Título: Noite do Divino 

Dim: 20 x 70 cm

Sete Lagoas - MG

Disponível para venda

Artista: Antônio do Rosário

 Título: Rezando o Rosário  

Dim: 53 x 33 cm

Técnica: OST

Ano: 2016

Belo Horizonte - MG

Disponível para venda

Artista: Ângela Rosa

 Título: Rodopio das Baianas  

Dim: 20 x 30 cm

Técnica: AST

Ano: S/D

Belo Horizonte - MG

Disponível para venda

Artista: Ângela Rosa

 Título: Homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes  

Dim: 30 x 50 cm

Técnica: AST

Ano: S/D

Belo Horizonte - MG

Disponível para venda

Artista: Helena Rodrigues

 Título: Forró

Dim: 50 x 58 cm

Técnica: AST

Ano: 2016

Rio de Janeiro - RJ

Disponível para venda

Artista: Helena Rodrigues

 Título: Reveillon em Copacabana

Dim: 90 x 70 cm

Técnica: AST

Ano: 2016

Obra Recusada pela Bienal

Rio de Janeiro - RJ

Disponível para venda

Artista: Shila Joaquim

 Título: Uma eu (auto retrato)

Dim: 80 x 60 cm

Técnica: AST

Ano: 2007

São Mateus - ES

Disponível para venda

Artista: Shila Joaquim

 Título: Negra Amada

Dim: 60 x 40 cm

Técnica: ASM

Ano: 2015

São Mateus - ES

Disponível para venda

Artista: Marinilda B. Boulay

 Título: Zuzu Angel – Memória da Resistência à Ditadura

Dim: 29 x 29 cm (formato redondo)

Técnica: OST

Ano: S/D

Socorro - SP

Disponível para venda

Artista: Tânia APF

 Título: Iemanjá

Dim: 10x 15 cm

Técnica: AST

Ano: S/D (2013/2014)

São Paulo - SP

Obra do Acervo Sem Parede 

Artista: Tânia APF

 Título: Zé Pelintra

Dim: 10x 15 cm

Técnica: AST

Ano: S/D (2013/2014)

São Paulo - SP

Obra do Acervo Sem Parede 

Artista: Wilma Ramos

 Título: O Carregador de Gaiola

Dim: 18 x 15 cm

Técnica: A e NST

Ano: 1987/ restaurada em 2017

Mogi das Cruzes - SP

Obra do Acervo Sem Parede 

Fotos do dia da Abertura da Mostra dos Recusados  - Arte Naïf Nacional - 2017 - 1° Módulo: A Trajetória da Arte Naïf no Brasil

 

Mogi das Cruzes - SP

18/02/2017

Imagem: Da esquerda para a direita Zeti Muniz, Arieh Wagner, Rosangela Politano, Dulce Martins e amiga

Imagem: Da esquerda para a direita Enzo Ferrara, Arieh Wagner, Rosangela Politano, Dulce Martins e amiga

Imagem: Da esquerda para a direita Doralice Ramos, Enzo Ferrara, Arieh Wagner, Rosangela Politano e amiga

Visita ao Tradicional Beco do Sapo

Meu canal

Meu canal

Meu canal
Buscar vídeo...
3 Mostra dos Recusados em Suzano 01 06 17 001

3 Mostra dos Recusados em Suzano 01 06 17 001

07:02
Reproduzir vídeo
25 02 17 001

25 02 17 001

07:02
Reproduzir vídeo
Camara 16 4 17 001

Camara 16 4 17 001

08:35
Reproduzir vídeo
bottom of page