top of page

 POUGET Thérèse - Museu de Arte Naïf Internacional Anatole Jakovsky - 1984

ORIGEM: http://www.musees-mediterranee.org/portail/collections_fiche.php?menu=6&num_musee=1&num_coll2=1315&limit=5#ancre_coll_5

MUSEUS DEDICADOS A ARTE NAÏF AO REDOR DO MUNDO  (ATÉ SÉCULO XXI)

 

Durante o século XX foram criados alguns museus em solo francês dedicados a arte naïf, foram formados por doações de colecionadores e apoiadores da arte Naïf, um deles é o Musée d'Artnaïf internacional Anatole Jakovsky (Museu de Arte Naïf Internacional Anatole Jakovsky). O museu foi inaugurado em 5 de Março de 1982, atual cidade de Nice e foi instalado no Château de Saint Hélène, que era a antiga residência do perfumista François Coty. E está localizado em um grande parque.

O acervo foi composto por pinturas, esculturas, desenhos, cartazes dos melhores representantes a pintura Naïf do mundo, aos quais destacamos os nomes de Henri Rousseau, Louis Séraphine, Moisés avó, Gertrude O'Brady, Rimbert, Ivan e Généralic Josip, Bauchant, Vivin, Lackovic, Haddelsey, Ligabue e Vivancos. A coleção vem de doações de Renée e Anatole Jakovsky, a quem o museu homenageia com o nome atual, e do Centro Georges Pompidou. As estátuas gigantes no jardim foram criadas por Frédéric Lanovsky. O museu tem cerca de 20 mil visitantes por ano, e 600 obras de 27 países.

Anatole Jakovsky (1909 a 1988) foi um crítico francês de arte que escreveu sua história junto com a evolução da arte naïf européia, tendo a mesma importância de Wilhelm Uhde, pois ambos colecionaram obras de grandes artistas Naïfs do Pós Rousseau, escreveram pequenas publicações sobre a curiosa arte que ganhava aos poucos espaços em mostras de arte contemporânea e promoveram exposições, ajudando a consolidar o termo Naïf em todo o mundo. Em solo Francês ainda merecem destaque os museus como o Museu de Arte Naïf Max Fourny em París, Museu Internacional de Arte Naïf em Vicq, próximo a Versalhes e o Museu de Arte Naïf em Beraut, próximo a Toulouse.

Musée international d'art naïf de Magog - Canadá

ORIGEM: http://www.notremontrealite.com/2015/07/musee-dart-naif-de-magog.html

O Musée international d'art naïf de Magog (Museu Internacional de Arte Naïf em Magog) é o sonho de um artista ingênuo canadense chamado Acadian Yvon Daigle. Originalmente trabalhou na região leste em finais dos anos 60, alguns anos depois, ele começou a pintar e tornou-se interessado em arte internacional ingênua (Naïf) em Québec. Com o tempo ele vai desenvolvendo seu trabalho e nutrindo um sonho de criar seu próprio museu de arte popular internacional. Para fazer isso, por 25 anos, como sua fama cresceu, ele recolhe, compra, troca e recebe doações de obras para o "seu" museu.

No período de 30 de maio de 2001 até 2012 o museu, foi fundado inicialmente apenas com a documentação sem ter o espaço físico em seguida passou por vários endereços até ser instalado no local onde se encontra hoje. Paralelamente sou acervo permanente foi crescendo e o perfil de trabalho também teve que ser replanejado para atender as novas necessidades que a arte Naïf contemporânea tem hoje.

O museu dispõe de equipamentos e serviços relacionados à comunicação e computação, que lhe permitam confirmar seu papel de líder. Mídia internet e social são usados para animar uma comunidade de interesse em constante crescimento de ações culturais. O endereço atual é Rue Feliz N61, Magog Québec, Canadá, J1X 2E7.

Ainda merecem destaque outros museus ao redor do mundo que são dedicados a arte Naïf: Na Bélgica o destaque vai para o Museu de Arte Espontânea em Bruxelas, capital do país. Na Croácia o Museu Croata de Arte Naïf, em Zagreb. Na Alemanha o Museu Charlotte Zander em Bönnigheim e Gesellschaft für Kunst Naïve em Hannover. Na Hungria o Museu Húngaro de Arte Naïve em Kecskemét. Em Riga o destaque vai para Museu de Arte Naïve da Letónia. Em Portugal o Museu de Arte Primitiva Moderna em Guimarães. Na Rússia o Museu Municipal de Arte Naïf em Moscou e a Coleção de arte ingênua e fora do Dr. X. Boguemskaia e A.Turchin. Na Sérvia o Museu de Arte Naïf e Marginal em Jagodina. Na Espanha Manuel Moral Museu Internacional de Arte Naïf em Jaén. Nos Estados Unidos da América do Norte a Anthony Colecção Petullo de autodidata e Outsider Art e American Visionary Art Museum em Baltimore, MD.

bottom of page